in

Acre – Governo do Acre estimula expansão de pequenos negócios que impactam diretamente na geração de emprego e renda (agencia.ac.gov.br)

Uma listagem feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e divulgada em agosto mostra que o

pelos pequenos negócios no mês de junho, ocupando a 2ª posição, com saldo de 629 postos de trabalho naquele mês. Neste dia, 5 de outubro, é comemorado o Dia Nacional das Micros e Pequenas Empresas, consideradas os motores da economia. Para a atual gestão, este indicador em expansão reflete as ações tomadas pelo governo do Acre para fomentar e expandir os negócios em todo o estado.

Esse trabalho fica a cargo da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), que abrange os pequenos negócios, em sua maioria informais, e com coletivos que também fortalecem e impulsionam os que decidem apostar na área do empreendedorismo, gerando o movimento conhecido como economia solidária.

É papel do governo, segundo a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Marques, capacitar e organizar eventos para proporcionar exposição e venda para esses pequenos empresários. Para ter esse apoio do governo do Estado, o empreendedor precisa ir à secretaria e fazer seu cadastro. Assim, além de assessoramento e acesso a qualificações, também estará presente em todos os grandes eventos, que são vitrines valiosas para seu trabalho, além de, obviamente, possibilitar o aumento da renda.

“Os empreendimentos que têm cadastro na secretaria podem participar dos grandes eventos feitos pelo governo, como Expoacre Juruá, Expoacre Rio Branco, Arraial Cultural, Feira Natalina e Carnaval. Esses eventos são, em sua totalidade, os maiores do estado, e organizados pela Sete, então é um benefício ter o cadastro”, explica Bianca.

Pequenos negócios estão se expandindo no Acre. Aleksandro Soares/Saneacre

Um dado importante destacado pela gestora é o aumento de mulheres empreendendo em todo o estado. Dos 504 pequenos negócios cadastrados, 364 são conduzidos por mulheres.

“Nós temos significativa resposta do público feminino, temos mais mulheres empreendendo do que no ano passado. Elas, assim como todos os cadastrados, podem participar e estar tanto nas qualificações, como nos ambientes de grande comercialização promovidos pelo governo”, diz a gestora.

O empreendedor que deseja fazer o cadastro deve ir até a Sete com RG, CPF e comprovante de endereço. Caso seja casado, os documentos do cônjuge também devem ser levados.

“A Sete qualifica independente de a pessoa ter um CNPJ ou não. Tudo isso é voltado para novos empreendedores ou para quem quer aprender um novo ofício. As ações desenvolvidas pelo governo são com base na qualificação técnica, como proposição de ambientes de comercialização”, reforça.

A diretora aponta que, devido à posição geográfica do estado acreano, empreender é um desafio, já que a logística e a distância de grandes centros acabam encarecendo matéria-prima, produtos e alguns insumos. Porém, ao…

Visit Web Site

La monnaie, un fait social total (www.agoravox.fr)

Rutaca volará desde Maturín hasta San Antonio del Táchira (elvenezolanocolombia.com)