Novas tempestades como a que atingiu Curitiba nesta segunda (3) estão previstas até pelo menos o próximo domingo (10), segundo a previsão do Simepar. Além, disso, O
Leia mais
Devido ao posicionamento de um sistema de baixa pressão mais ao sul no oceano Atlântico, espera-se um aumento da instabilidade no território paranaense e, consequentemente, maiores acumulados de chuva ainda no Paraná nesta terça, de acordo com o Simepar. O destaque vai para a faixa norte, onde os volumes devem ser mais expressivos. As temperaturas máximas devem ultrapassar os 30 °C nas regiões Sudoeste, Oeste, Noroeste e faixa litorânea. Especialmente à tarde, pancadas isoladas de chuva são esperadas em todas as áreas do estado, podendo, em alguns pontos, evoluir para tempestades acompanhadas de densa atividade elétrica e/ou fortes rajadas de vento.
Risco de alagamentos e deslizamentos em Curitiba
“Os setores norte e leste devem manter atenção em áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos de terra, já que o solo se encontra saturado em alguns pontos devido à sequência de dias chuvosos nessas regiões”, afirma a previsão do Simepar.
Na capital choveu perto de 20 mm em um curto espaço de tempo nesta segunda, situação que gerou alagamentos em alguns bairros. Em Colombo foram quase 55 mm. A tempestade da tarde desta segunda (3) alagou várias ruas em Curitiba, entre elas a Avenida Getúlio Vargas no bairro Vila Izabel, e a Rua Dante Honório esquina com Rua Constantino José de Almeida, no Xaxim, como mostram vídeos encaminhados para a reportagem do Bem Paraná. Também houve alagamentos no Capão Raso, Pinheirinho, Uberaba, Novo Mundo, Portão, Água Verde, Vila Fanny, CIC e Centro da cidade.
A Prefeitura de Curitiba, através da Defesa Civil, está em monitoramento 24h para os alertas e alarmes a serem disparados a população.
Na capital, a temperatura deve variar entre 19 e 24 graus nesta terça e entra 19 e 25 graus na quarta (5).
Tempestade em Curitiba nos próximos dias?
De acordo com o Simepar, o próximo dia de sol em Curitiba, sem risco de chuva, é a próxima segunda (10).
Em relação às chuvas em janeiro, algumas regiões destoaram de 2024, que foi de bastante água. Nos Campos Gerais, a precipitação acumulada foi de 100 mm a 170 mm abaixo da média. Na região Oeste e no Nordeste e Sudeste do Paraná a chuva variou de 20 mm a 100 mm abaixo da média histórica. Porém, com relação a janeiro do ano passado, no Noroeste e Oeste choveu mais.
Balanço de chuvas em janeiro
No Litoral, em…