Menu
in

Alunos de escolas públicas de Curitiba terão aula de esgrima

Esgrima vai à escola (Credito: Federação de Esgrima do Paraná)

Cerca de 120 alunos da Rede Pública de Ensino de Curitiba receberão a visita de atletas da Federação de Esgrima do Paraná (FEP) na próxima quarta-feira, 27, e poderão conhecer mais sobre o esporte e aprender particularidades relacionadas à esgrima.

A atividade contará com a presença de Tabea Epp Kuster (atleta e treinadora), Clodoaldo Zafatoski (atleta paralímpico), Izaias Monteiro (atleta paralímpico) e Fábio Ingenito (coordenador de projetos), que passarão o dia com as crianças do Centro de Educação Integral Eva da Silva, no Capão da Imbuia.

De acordo com Kerollin Pypcap, professora de educação física da escola, apresentar diferentes esportes para crianças é fundamental não apenas para a descoberta de outras modalidades, mas também para observar aspectos importantes no comportamento.

“Anteriormente, fizemos atividades aproveitando as Olimpíadas deste ano e frisamos a importância de saber torcer, saber perder, saber ganhar, algumas condutas éticas que deveriam ser praticadas enquanto fazíamos essa competição. Receber esses atletas é enriquecedor e as crianças percebem que existe um universo esportivo gigantesco e que são infinitas as possibilidades”, conta.

Durante as atividades, os alunos conhecerão a história da esgrima, a diferença entre as três armas e as regras, e ainda terão a experiência da prática do esporte. “Muitas crianças não conhecem a esgrima e ficam muito curiosas. É um momento muito legal para elas e também para nós, atletas. Queremos que a esgrima seja mais conhecida e que as crianças possam acessá-la”, afirma Clodoaldo Zafatoski, atleta de paraesgrima.

Clodoaldo pratica paraesgrima há 16 anos. O atleta possui mielomeningocele, uma má formação congênita da coluna vertebral que traz algumas limitações físicas, e descobriu na esgrima uma nova paixão. “Quando estou nas escolas, faço questão de mostrar o quanto é possível desenvolvermos habilidades apesar de algumas limitações físicas. Muitas vezes, não tem nenhum aluno com deficiência, mas os alunos querem ter a experiência de praticar na cadeira de rodas. Nesse momento, uma barreira do preconceito é quebrada e todos entendem que a deficiência física nem sempre é um impedimento”, completa o paratleta.

As visitas fazem parte do calendário da FEP e têm incentivo do PROESPORTE/PR, Governo do Estado do Paraná e COPEL.

Campeonato Paranaense de Esgrima

Neste final de semana, dias 23 e 24, será realizada a última etapa do Campeonato Paranaense de Esgrima. Atletas das categorias infantil e veterano se reúnem na Sociedade Thalia para fechar o ciclo 2024.

Os interessados podem assistir gratuitamente as lutas das duas categorias, a partir das 9h, que contarão com cerca de 100 atletas de todo o Estado.

Escolinhas de esgrima

Curitiba tem se destacado nacionalmente na esgrima e conta com cinco centros de treinamento para atletas. Atualmente, as…

Leave a Reply

Exit mobile version