in

Canadá desafiador mantém vivas as tênues esperanças olímpicas em meio a escândalo de espionagem (boainformacao.com.br)

SAINT-ÉTIENNE, França — Na noite de sábado, Vanessa Gilles quase quebrou a mão ao socar uma parede. A FIFA havia estabelecido sanções sem precedentes à seleção feminina do Canadá por um escândalo de espionagem de drones que havia cativado o mundo. Gilles sabia que não tinha nada a ver com a suposta trapaça. Nem suas companheiras de equipe.

“E eles estão nos tratando como se tivéssemos sido pegos usando doping”, disse Gilles. Muitos jogadores passaram a noite chorando. Eles tiveram dificuldade para dormir. Foi estressante e emocional, e eles não tinham controle sobre a situação.

“Alguns deles estavam frios como pedra, em choque”, disse Gilles sobre seus companheiros de equipe. Tudo estava girando rápido demais.

Mas eles tinham um jogo para jogar no domingo — contra o país de origem, a França, o segundo time do mundo. Então o Canadá fez o que eles disseram que fazem de melhor: eles confiaram um no outro. Eles tinham orgulho de quem eram.

“É assim que esse time sempre foi”, disse a veterana Jessie Fleming. “Sempre fomos corajosos.”

Doze minutos depois de um tempo de acréscimo de 13 minutos, Gilles — a zagueira do time — se viu com um rebote suculento na área. O placar estava empatado, 1-1. Um empate teria essencialmente eliminado os canadenses de avançar. Foi então, de repente, que as coisas desaceleraram pela primeira vez.

“Eu consegui repetir, ‘Só enquadre, enquadre, enquadre’, cerca de 50 vezes antes de bater na bola”, disse Gilles. “Foi definitivamente um momento Matrix. Meu coração ficou no chão o tempo todo… às vezes as estrelas se alinham quando tudo está indo contra você.”

O Canadá manteve vivas suas esperanças olímpicas com uma vitória de 2 a 1 que surpreendeu os franceses, e agora pode seguir em frente com uma vitória contra a Colômbia na quarta-feira. Mas nada sobre a forma como venceram no domingo — ou qualquer coisa que tenha acontecido nas 72 horas anteriores — pareceu normal para os atuais medalhistas de ouro. O técnico do Canadá, Bev Priestman, e dois assistentes foram suspensos pela FIFA por um ano depois que a Nova Zelândia flagrou um drone voando sobre sua sessão de treinos a portas fechadas antes do início das Olimpíadas. Uma investigação está em andamento e pode ser de longo alcance. Sam Borden, da ESPN, relatou no sábado que a US Soccer também estava ciente de que o Canadá tentou espioná-los no passado, e houve outras reclamações oficiais.

Jogadores canadenses que falaram no domingo insistiram que não tinham nada a ver com o escândalo e nunca se beneficiaram dele. Eles se uniram no domingo, porque tudo o que tinham era um ao outro.

“Estou muito orgulhosa de ser canadense hoje”, disse a goleira Kailen Sheridan. “É…

Lambo Trivia: Can You Spot The Differences Between a QV and 25th Anniversary Countach?

Lambo Trivia: Can You Spot The Differences Between a QV and 25th Anniversary Countach? (www.motor1.com)

Juegos Olímpicos París 2024: Recorrido y Perfil de la Contrarreloj Individual (noticiclismo.com)