É quase impossível conter a emoção quando vemos um brasileiro
De acordo com levantamento do Metrópoles, utilizando dados do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as cidades de Taguatinga, Ceilândia, Santa Maria, Sobradinho e Plano Piloto são as regiões do Distrito Federal que marcaram presença nos pódios dos jogos. Na galeria dos “imortais” olímpicos, 10 atletas do DF foram premiados.
Além das seis medalhas de ouro, foram três de pratas e outras quatro conquistas de bronze. O vôlei é responsável por seis triunfos de brasilienses, mas há vitórias no futebol, atletismo, judô, vôlei de praia e marcha atlética.
A última medalha foi ganhada por Caio Bonfim, natural de Sobradinho, que conquistou uma prata histórica na marcha atlética durante a prova de 20 km na quinta-feira (1º/8). O triunfo ocorre 40 anos após a primeira vez que uma pessoa nascida no DF venceu em uma olimpíada.
No ano de 1984, em Los Angeles, Joaquim Carvalho foi o primeiro a atravessar a linha de chegada dos 800 metros no atletismo. Acostumado com as pistas de Taguatinga, onde nasceu, o esportista ainda ganhou uma prata nos jogos de Seoul, realizado em 1988.
Veja os brasilienses que já venceram uma medalha olímpica
Caio Bonfim – Prata em Paris 2024
Grande aposta de medalha para o Brasil, Caio Bonfim não decepcionou. O brasileiro, natural de Sobradinho (DF), ficou na 2ª posição, com o tempo de 1h19min09s, e faturou a prata na marcha atlética 20 km, nos Jogos Olímpicos de Paris.
“Eu não sei dizer para vocês o que significa isso tudo….