O Athletico Paranaense divulgou nota nessa sexta-feira (dia 16) informando que identificou envolvidos em casos de racismo na Ligga Arena, na noite de quinta-feira (dia 15), durante o
“Lamentavelmente, episódios criminosos de racismo foram cometidos por alguns torcedores da equipe adversária durante a partida realizada ontem (15), na Ligga Arena, válida pelas oitavas de final da CONMEBOL Sudamericana. O Athletico informa que realizou a identificação dos envolvidos, tendo os conduzido às autoridades competentes para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, publicou o clube.
“Infelizmente, outros casos de racismo foram registrados em partidas de clubes brasileiros ao longo da semana. O Athletico condena veementemente quaisquer atos racistas. Condutas como essas não são e não serão toleradas dentro das dependências do clube. O Athletico reforça seu compromisso de combate ao racismo ou de qualquer outro tipo de discriminação, que não possuem mais qualquer espaço no esporte e na sociedade”, explicou a nota do Furacão.
Vídeos
Vídeos publicados em redes sociais mostram torcedores do Belgrano, localizados no setor Coronel Dulcídio Superior, imitando macacos e indígenas em direção a atleticanos. Clique aqui para assistir a um dos vídeos e comentário do programa Direto da Redação – Bem Paraná/Podcast Sul.
Torcedores do Athletico também foram atingidos por objetos arremessados do setor onde estava a torcida visitante.
A Polícia Civil do Paraná, com apoio do Athletico, identificou a torcedora do Belgrano que imitou macaco e fez gestos com os braços. Ela foi conduzida à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe). O torcedor que arremessou uma lanterna também foi detido e encaminhado à mesma delegacia.
Após depoimento, os dois foram liberados pelas autoridades. De acordo com a Demafe, isso ocorreu porque as vítimas diretas (torcedores do Athletico) não registraram a ocorrência.