

O Fala Curitiba começa começa no dia 6 de março, logo depois do Carnaval, e terá mudanças. O programa pergunta aos moradores da cidade em quais obras e serviços os recursos da Prefeitura devem ser investidos para melhorar a vida da coletividade.
Entre as novidades está o novo formulário, que oferecerá 21 áreas temáticas. Cada área correspondente a uma política pública da Prefeitura, para a população escolher. Até o ano passado, eram 17 áreas.
O número aumentou porque o formulário ganhou uma área nova: Desenvolvimento Econômico. Além disso, o segmento Direitos Humanos foi desdobrado em três: Mulher, Igualdade Étnico-racial e População LGBTI+ .
Novidades
Das 21 áreas, o público poderá escolher até cinco. A seguir, nos retângulos em branco do formulário, deverá apresentar as sugestões. Cada um deles é reservado a uma determinada política pública.
Um detalhe importante: para que as sugestões sejam registradas pelo Fala Curitiba, é preciso que os espaços estejam identificados pelo números corretos das políticas públicas a que se referem. Assim, se a sugestão dada é sobre Esporte e Lazer, o retângulo onde ela foi escrita precisa estar identificado com o número 8.
Os representantes das regionais Matriz e Boa Vista foram os primeiros a conhecer as novidades levadas pela equipe do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). A presidente do órgão, Beatriz Battistella, participou dos encontros. O Imap coordena o Fala Curitiba e acompanha a implantação das prioridades eleitas pela população.
Para todos os públicos
A diretora do Departamento de Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Santos, explica que o novo formulário será o mesmo disponível no site próprio da consulta, para participar pela internet, ou nos carros do Fala Curitiba Móvel, usando os antigos formulários impressos para preencher à caneta. Os veículos percorrerão os bairros em datas e horários pré-definidos, sempre identificados com a logomarca do Fala Curitiba e tripulados por servidores aptos a esclarecer dúvidas. O roteiro percorrido pela frota de veículos, com datas e horários, está disponível no site da consulta pública.
Facilitar a participação do público é um dos traços democráticos do Fala Curitiba. “Os dois tipos de formulários são soluções que agradam aos mais familiarizados com a tecnologia digital e também aos mais velhos, geralmente menos afeitos a ela”, diz Adriane.
A diretora do Imap observou também que os participantes poderão votar apenas uma vez: ou pela internet ou pelo Fala Móvel. Isso porque, agora, o Fala Curitiba vai considerar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para registrar a participação do público.
Se alguém participar pela internet e, depois, tentar fazer o mesmo pelo Fala Móvel, não terá a segunda participação…