(PSDB) no influenciador Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura virou tópico do Brasil Urgente, na TV Bandeirantes, comandado pelo próprio Datena – que, licenciado para fazer a campanha, deixou o programa sob os cuidados do filho, o também jornalista Joel Datena.
A agressão foi mencionada no programa na tarde desta segunda-feira (16/9). Joel chamou uma repórter para apresentar o “principal assunto que está bombando nas redes”: “Claro que foi a cadeirada”, disse ao mostrar, na tela, imagens do pai arremessando a cadeira em Marçal.
9 imagens
1 de 9
Médico alega que Marçal fingiu gravidade do ferimento
Reprodução/TV Cultura
2 de 9
Percebendo que o candidato do PSDB se direcionava a ele com uma cadeira, Marçal continua a provocação: “Vai”
Reprodução/TV Cultura
3 de 9
Datena arremessou o objeto em Marçal no início do quarto bloco. Os dois discutiam após Marçal ter relembrado uma acusação de assédio sexual contra o apresentador
Reprodução/TV Cultura
4 de 9
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) agrediu com uma cadeira o influenciador Pablo Marçal (PRTB)
Reprodução/TV Cultura
5 de 9
Mediador do debate da TV Cultura, Leão Serva precisou chamar o intervalo após a agressão
Reprodução/TV Cultura
6 de 9
Na sequência, Marçal discute em pé com Datena, que ameaça jogar outra cadeira contra ele. Ricardo Nunes (MDB) e outros homens seguram a cadeira e impedem nova agressão
Reprodução/Instagram
7 de 9
O vídeo também mostra os dois trocando ofensas, enquanto seguranças e assessores se movimentam no palco para afastá-los. É possível ouvir o apresentador do debate, Leão Serva, gritando “Chega!”
Reprodução/Instagram
8 de 9
Datena chama Marçal de “vagabundo” e diz que sua sogra morreu “depois dessa mentira”
Reprodução/Instagram
9 de 9
Marçal chama Datena de “ditador” e continua discutindo com ele
Reprodução/Instagram
A possibilidade de que a cadeirada fosse apresentada no programa já havia virado meme nas redes sociais na noite de domingo, horas após o ocorrido, já que o programa de Datena é popular e tem o costume de transmitir algumas das principais polêmicas do momento.
Joel, no entanto, disse que soube do incidente apenas “nessa manhã” e que recebeu a notícia com surpresa. “Sou bem avesso à política”, declarou. “Não acompanhei debate nenhum, nem o da Band acompanhei”. Ele também afirmou que não comentaria o caso.
“Eu me reservo ao direito de não comentar. Quando você é parte da notícia, você pode ficar tendencioso”, disse. “De uma forma ou de outra faço parte da notícia, afinal de contas, é meu pai”, acrescentou.
Efeito cadeirada
Datena se licenciou do programa ao fim de junho para poder concorrer à Prefeitura de São Paulo. A Lei Eleitoral proíbe que candidatos apresentem programas de rádio ou TV durante o período de campanha.