in

Por que as escadas medievais costumam seguir o sentido horário? (www.megacurioso.com.br)

Por que as escadas medievais costumam seguir o sentido horário?

Quem nunca ouviu falar que as escadas dos castelos medievais subiam no sentido horário para dar vantagem aos defensores durante os cercos? Esse é um daqueles mitos que se espalhou de maneira quase mágica.

Mas, será que essa história toda tem fundamento, ou é só mais uma lenda medieval para se contar por aí?

As escadas realmente ajudavam na luta?

As batalhas medievais ocorriam em espaços mais amplos que as escadas do castelo. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Quando pensamos nas escadas dos castelos medievais, muitos imaginam um cenário cheio de ação. Então, a explicação mais popular por trás das escadas em espiral que sobem no sentido horário é que isso ajudava os defensores.

Como a maioria das pessoas é destra, acredita-se que as escadas em espiral no sentido horário favoreciam os defensores que, ao descer, teriam mais liberdade para manejar suas espadas com a mão direita. Já os invasores, ao subir, ficariam com sua mão direita limitada pela proximidade do poste central (poste newel), dificultando seus ataques.

Esse mito acabou se tornando uma espécie de verdade popular. Guias turísticos, livros, filmes e até documentários ajudaram a reforçar essa ideia de que as escadas foram projetadas com a intenção de dificultar a vida dos atacantes. Mas, será que é só isso mesmo? A coisa pode não ser tão simples.

A verdade por trás da direção das escadas

As escadas em espiral eram uma solução arquitetônica popular na Idade Média. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
As escadas em espiral eram uma solução arquitetônica popular na Idade Média. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Embora a teoria do espadachim seja bastante popular, ela não reflete exatamente a realidade. Segundo historiadores, os cercos medievais eram bem diferentes do que vemos nos filmes de Hollywood.

Na prática, castelos caíam geralmente por métodos muito mais estratégicos e pouco emocionantes, como fome, subornos ou até erros de planejamento. Quando os combates aconteciam, eram raramente travados em escadas apertadas, e ocorriam em espaços amplos e mais adequados para manobras.

A verdade é que as escadas em espiral eram uma solução prática e inteligente para aproveitar ao máximo o espaço dentro dos castelos, que nem sempre eram amplos ou confortáveis. Além disso, elas criavam um efeito dramático e monumental, muito valorizado na época como símbolo de status e grandiosidade.

Quanto à direção, o sentido horário pode ter sido uma convenção ou até uma tendência arquitetônica. Pode ser que esse padrão tenha sido escolhido por razões estéticas, funcionais ou simplesmente porque era o estilo que “estava em alta”.

No fim das contas, as escadas não eram apenas práticas, elas também serviam como uma declaração de status, refletindo o gosto ou as demandas do dono do castelo e mostrando que, mesmo na Idade Média, arquitetura era tão funcional quanto simbólica.

Con la entrega de tres drones por parte de la Alcaldía, la Fuerza Aérea fortalecerá las acciones de seguridad en la ciudad (extra.com.co)

La Deloitte Money League 2025: Real in vetta, Juve superata da Inter e Milan (www.calcioefinanza.it)