in

Prefeitura de Penedo distribui 24 mil alevinos para produtores de baixa renda (penedo.al.gov.br)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola (Semdagro) orienta atualmente cerca de 80 piscicultores de Penedo que criam peixe para consumo próprio ou vender. Parte desse grupo recebeu nesta sexta-feira, 21, mais um incentivo da gestão Ronaldo Lopes.

Sem custo de compra, 24 mil alevinos foram repassados aos produtores rurais de baixa renda, agenda de trabalho liderada pelo Vice-Prefeito e gestor da Semdagro, Valdinho Monteiro, realizada em parceria com a Codevasf, companhia estatal responsável pelo Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua/SF).

Do Ceraqua vieram alevinos de chira, tambaqui e tilápia, espécies de melhor aceitação no mercado e também com bom valor comercial, separadas nos sacos entregues aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

“A gente está aqui para buscar soluções e melhorar a vida de vocês no campo, junto com a equipe da secretaria. O nosso objetivo é levar políticas públicas para o agricultor produzir e crescer, como essa que estamos fazendo em parceria com a Codevasf”, afirmou Valdinho Monteiro, acrescentando a ampliação do apoio da estatal que também cedeu uma retroescavadeira para os trabalhos da Semdagro.

Com esse equipamento à disposição da pasta ainda conhecida como Secretaria de Agricultura, a gestão Crescendo Com Seu Povo poderá atender com maior celeridade as demandas para escavar tanques para criação de peixe em cativeiro.

Esse tipo de atividade tem orientação especializada e também gratuita da Prefeitura de Penedo, assim como em outros setores da economia rural. Com engenheiro de pesca efetivado na Semdagro por meio de aprovação no concurso da gestão Ronaldo Lopes, o trabalho no campo avança.

Formado pela Universidade Federal de Alagoas no curso ofertado em Penedo, Jurandir Reis Neto destaca a importância da parceria institucional para fortalecer a piscicultura na região.

“O agricultor com área propícia para a piscicultura também recebe assistência técnica, ele conta com acompanhamento do manejo para desenvolver e até melhorar o desempenho, se trabalhar de forma adequada”, informa o servidor efetivo da Prefeitura de Penedo que conhece o panorama da piscicultura na agricultura familiar do município.

“A maioria dos produtores é de pequena propriedade, onde os tanques têm menos de 300 m² de lâmina d’ água em sua maioria, produzindo para a subsistência da família, mas existe a tendência de melhorar e atuar para a comercialização por conta dessa parceria mais forte com a Codevasf”, pontua Jurandir Reis.

Dependendo da espécie criada no cativeiro, o piscicultor pode ter dois ciclos de produção por ano, a exemplo da tilápia. A cada semestre, dependendo do manejo, o peso da tilápia pode variar de 500 gramas a um quilo. Já o tambaqui, de maior valor comercial, precisa de um ano para ser retirado do tanque em condições de gerar lucro ao piscicultor.

“Eu vejo a piscicultura como uma das…

Visit Web Site

Tecnofeudalismo o Democracia

Tecnofeudalismo o Democracia (ads.e-planning.net)

Las Mejores Laptops Gamer de 2025 (www.plazavea.com.pe)