O final de 2024 e a chegada da estação mais quente do ano estão próximos. Por isso, muitos que buscam um corpo mais definido se perguntam: ainda dá tempo de eliminar os “pneuzinhos” e ganhar
A resposta é sim. Com esses três meses pela frente, é possível alcançar resultados físicos positivos, segundo o especialista Anderson da Silva, educador físico da Academia Gaviões. A seguir, confira algumas dicas importantes para te ajudar.
5 dicas saudáveis para secar a barriga até o final deste ano
Frequência faz diferença
A mudança não acontece da noite para o dia, e é relevante ter isso em mente. A frequência nas atividades físicas é a chave para alcançar suas metas e secar a barriga.
“Recomendo treinar cinco vezes por semana, com intervalos de dois dias para recuperação. Nesse período de 90 dias, à medida que a pessoa se adapta, os tão sonhados resultados começam a aparecer”, afirma Silva.
Atenção aos exercícios praticados
O professor recomenda os seguintes exercícios:
- Membros inferiores – Agachamento, leg press, cadeira extensora e flexora;
- Membros superiores – Pulley para as costas, incluindo puxadas e remadas. Já os ombros, desenvolvimentos com halteres, e nos bíceps, rosca direta.
“Tudo depende das necessidades e objetivos de cada aluno. Em uma academia bem estruturada, com equipamentos de ponta, é possível exercitar-se em 45 minutos que se encaixem na rotina corrida”, explica o professor.
Evite cometer erros
Um dos principais erros das pessoas é tentar compensar o ano inteiro com um volume excessivo de treino. Segundo Anderson, isso não ajuda, pois o aluno precisa mesmo é de planejamento e paciência para se acostumar com a nova rotina.
“Outro ponto comum é o uso de substâncias estimulantes, seja para ganho de massa ou perda de peso. Cada organismo reage de maneira diferente, e é necessário respeitar o tempo de se acostumar antes de utilizar qualquer componente auxiliar. Não seja impaciente e busque atalhos”, orienta.
Alimentação equilibrada para secar a barriga
O esforço na academia deve ser acompanhado por um planejamento alimentar adequado, que evite ultrapassar a taxa metabólica basal e que priorize alimentos saudáveis.
“Através de uma dieta balanceada, obtemos os aminoácidos e nutrientes necessários para a manutenção muscular, além da energia que é indispensável”, comenta o educador físico.
Não esqueça da água
“Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não têm o costume de beber água ao longo do dia. Incorporar esse hábito à sua rotina é simples e eficaz”, pontua.
Para conseguir beber a quantidade necessária de água por dia, você pode carregar uma garrafa com você, colocar lembretes e combinar o consumo a tarefas diárias, como refeições ou pausas no trabalho.
Para saber a quantidade ideal de água no seu caso, basta calcular seu peso corporal…