Considerado uma referência no arremesso de peso, Darlan Romani, de 33 anos, é uma das esperanças do esporte brasileiro nos
O catarinense, de Concórdia, teve a oportunidade de participar das últimas duas Olimpíadas. Na Rio 2016, Darlan Romani quebrou o recorde brasileiro com a marca 21,02 m. O registro anterior era de Antônio Pereira Lira, que antou 20,94 m nos jogos de Berlim, em 1936.
Romani também obteve um bom resultado nas Olimpíadas de Tóquio-2020, ficando com o quarto lugar na final do arremesso de peso. O resultado representa a superação do atleta, que lutou contra a pandemia de Covid-19. O brasileiro sofreu com o distanciamento social, o que causou impacto em sua rotina de treinamentos.
“Chegou a hora de subir no pódio. Com certeza (a expectativa é boa). A gente lutou e treinou bastante todo esse tempo, a gente evoluiu muito tanto na parte física quanto na psicológica, tecnicamente também. Então, a esperança é grande por uma medalha”, declarou Darlan, em entrevista ao Jornal O Dia.
Darlan Romani conquistou o ouro no Pan-Americano
Os últimos resultados de Darlan Romani foram bastantes positivos, o que o coloca entre os favoritos a uma medalha em Paris 2024.
O atleta subiu no degrau mais alto do pódio no Campeonato Mundial de Arremesso de Peso Indoor, realizado em Belgrado, em 2022, e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023.