Este sábado (21) é o último dia do inverno. Após o temporal na Região Metropolitana de Curitiba nesta sexta, o céu ficou azul durante a tarde. Às 17h os termômetros registravam 24˚C.
No domingo (22), primeiro dia da primavera, o tempo fica estável na maior parte do Paraná. Em Curitiba, a máxima deve ser de 16˚C e a mínima de 26˚C.
O ar seco deve deixar o dia com pouca presença de nebulosidade neste domingo. Nos Campos Gerais, RMC e no Litoral amanhece com nuvens baixas, mas que perdem força ainda durante a manhã.
As temperaturas devem ficar altas nas regiões Oeste, Noroeste e Norte, segundo a previsão do Simepar.
Primavera terá presença do La Niña
A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. De acordo com os dados históricos, os maiores valores de temperaturas máximas são habitualmente registrados nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral.
Em outubro, a chuva deve seguir o padrão de normalidade. Em novembro e dezembro, fica entre próxima e abaixo da média histórica em todas as regiões. “São esperadas ondas de calor e longos períodos sem chuvas”, observa o meteorologista.
Por ser considerada uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera favorece a ocorrência de eventos meteorológicos severos como rajadas de ventos fortes, granizos, alta incidência de raios e chuvas volumosas.
A previsibilidade desses episódios é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência. Por esse motivo, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para prevenir e mitigar os efeitos na sociedade.