Mar de nuvens no horizonte, visto a partir do Centro de Curitiba (Foto: Rodolfo Luis Kowalski)

Após um dia de muito calor e algumas pancadas de chuva, o céu de Curitiba acabou registrando um curioso fenômeno nesta quarta-feira (22 de janeiro). É que um verdadeiro “mar de nuvens” acabou se formando já entre o final da tarde e o começo da noite, oferecendo um espetáculo deslumbrante para aqueles que estavam “nas alturas” e puderam observar o horizonte. A imagem acima, por exemplo, foi fotografada a partir do 13º andar de um prédio no Centro da Capital.

Mas afinal, o que é um mar de nuvens?

Trata-se de uma camada nublada de nuvens, que normalmente pode ser apreciada do cume de picos, morros e montanhas. Já o nome “mar de nuvens” faz referência ao fato dessa formação nublada acabar ficando parecida com o oceano aberto, uma comparação fica ainda mais compreensível quando observamos as imagens abaixo, feitas do alto do Pão de Loth, um morro que fica em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, com as formações montanhosas no entorno passando a parecer ilhas.

Normalmente, o mar de nuvens se forma em vales ou sobre mares em condições de massa de ar muito instáveis, como no caso de uma inversão térmica. Nessas ocasiões, a umidade atinge grande saturação e condensação, transformando-se em uma nuvem estratos.