O tema pontes nunca foi tão falado no
A Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, está praticamente pronta, faltando apenas os acessos para ser liberada. No Litoral do Paraná, a Ponte de Guaratuba atingiu pouco mais de 11% das obras e também é uma obra gigantesca e que vai mudar o panorama do Litoral paranaense.
Pontes, muito mais que outras estruturas rodoviárias, acabam se tornando um símbolo do movimento entre cidades. E muitas delas acabam contando histórias, seja pelo seu estilo arquitetônico, seja pelo valor simbólico entre municípios.
E, na Grande Curitiba, existem exemplos históricos, arquitetônicos ou curiosos.
Veja alguns exemplos de pontes na Grande Curitiba
Ponte sobre o Barigui
Na divisa entre Curitiba e Almirante Tamandaré (foto acima), no bairro Tanguá, a Rua Raposo Tavares tem uma pequena, mas muito charmosa, ponte sobre o Rio Barigui. Com arcos em forma de abóboda, cria uma experiência como se fosse a estufa de um jardim nos seus poucos menos 100 metros de extensão.
Rio Verde
Outra, essa histórica, que une cidades, é a que cruza a Represa do Rio Verde, e que liga Araucária a Campo Largo. Por anos, ela teve a estrutura em madeira. Em 2022, foi entregue remodelada, com parte em concreto, em uma obra que foi parceria dos dois municípios. Ela data do início dos anos 1970.
(Estrutura sobre o Rio Verde – Carlos Poly/PMA)
Rio da Várzea
Mais antiga, é a ponte do Rio da Várzea, que liga a Lapa e Campo do Tenente. É uma estrutura metálica que também passou por reforma recente. Ela tem 152,95 metros de extensão e pista única de 3,3 metros de largura, é uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia, e depois adaptada para o tráfego rodoviário.
Arcos
A Ponta dos Arcos é uma das mais belas do Paraná. Fica entre Balsa Nova, na Grande Curitiba, e Palmeira. Mas seu acesso é difícil, e chegar até ela exige espírito aventureiro. Ela é a passagem dos trens que ligam a Grande Curitiba com o interior, e é utilizada para este fim até hoje. Por isso, cuidado se for visitá-la. É bom saber os horários dos trens.
Papagaios
Também em Balsa Nova, outra ponte, também muito antiga, chama a atenção. Localizado às margens da BR-277, a centenária Ponte dos Papagaios é considerada monumento de engenharia nacional com seus dois arcos no vão central, sendo totalmente construída em alvenaria de pedra. Tombada em 1973 como Patrimônio Histórico e Artístico, também é conhecida por Ponte de Dom Pedro, por ter sua construção autorizada pelo então Imperador Dom Pedro II.
Ponte Preta
E Curitiba também…